GLOSSÁRIO

Com o intuito de sanar as dúvidas dos jogadores e familiarizá-los ao cenário, essa coluna trará um glossário a ser atualizado constantemente com nomes e termos comuns de serem encontrados nos textos da Lótus de Sangue, explicando brevemente o seu significado. Em parênteses, segue a pronúncia correta do nome.

Asmodeus (Ás-mô-deus): Deus do Fogo, Pactos e Escravidão, o Lorde das Trevas é a antítese do bem, do caos e daqueles que se opuserem a ele. Sua meta é governar os mortais para direcionar todas as almas aos seus subordinados, afim de um dia se vingar daqueles que exterminaram sua amada e o enjaularam.

Baldor (Bál-dôr): Deus da Guerra e das Intrigas, o Senhor do Caos vive usando de artimanhas para incitar a desordem entre os deuses e consequentemente no mudo dos mortais.

Cosmar (Côs-mar): Localizado a oeste de Tanare, é povoado em sua maioria por criaturas mitológicas e antigas civilizações bárbaras, sendo apenas dois os reinos civilizados, possuindo enormes regiões selvagens.

Elentrow (Ê-lên-trôu): Maior cidade de Fankör, capital do reino Runiel. Após o início da Incursão dos Nefastos, começou a ser reestruturada, e hoje grande parte de seus bairros está sobre estruturas rochosas, embora algumas ainda estejam ao nível normal.

Estreito de Tracius (Trá-ci-us): Popularmente conhecido como Passagem das Cabalas, liga Lerax a Tanare durante os verões mais rigorosos que baixam a maré do Mar Faerkaer a ponto de poder se atravessado por terra.

Fankör (Fân-côr): Mundo onde se passa quase toda a história do cenário, sendo divido em três continentes: Tanare, Lerax e Cosmar.

Gors (Górs): Raça inicialmente criada através de rituais malignos realizados pelos servos dos Nefastos.

Hentil (Rên-tíl): Capital do reino Irgus, é a terra dos estudiosos, regida em magocracia e sendo uma grande potência em tecnologia.

Incursão dos Nefastos: Campanha de guerra dos gors para dominar Fankör.

Lerax (Lê-ráx): Localizado a nordeste de Tanare, tendo sido descoberto no passado através do Estreito de Tracius, é povoado por povos exóticos, conhecidos por adorarem como deuses criaturas superiores as quais vivem em terras remotas em seu continente, conhecidas pelos outros povos como “Falsos Deuses”.

Libéria (Li-bé-ria): Deusa da Vida, a Mãe-Flor foi criada para dar vida a novos mortais após os criados acidentalmente, mas foi aprisionada a mando de Salles devido aos conflitos que acabaram surgindo. Porém, mesmo aprisionada ainda emanava vida, e seu pai foi forçado a ressuscitá-la tamanha era a pressão de seus irmãos pela energia que ela era capaz de criar.

Oceano Planar: Existindo antes mesmo de Salles tomar forma, nunca teve seu fim encontrado nem mesmo pelos deuses e, portanto, acredita-se que seja infinito, embora alguns extraplanares preguem que existe alguma realidade além de suas águas. Abriga todos os planos de existência em forma de ilhas.

Pacto de Fivin (Fí-vin): Antigo trato imposto por Salles aos deuses, que impediria a passagem dos nativos do Oceano Planar para Fankör e vice-versa. Recentemente foi quebrado pelo Trio Tórrido.

Salles (Sá-les): Deus dos Deuses, do Tempo e do Destino, o Velho Oráculo foi a primeira de todas as divindades a surgir, sendo onisciente sobre tudo o que ocorre nos tempo-espaço. Criou os deuses e as ilhas-plano que compõem o Oceano Planar.

Senhores Nefastos: Asmodeus, Taruk e Yr’okash, deuses responsáveis pela criação dos gors e orientação do Trio Tórrido.

Talors (Tá-lôrs): Muito semelhantes aos humanos esteticamente, além de possuírem chifres vermelhos, esses gigantes são a terceira raça mais populosa de Fankör, e são focados em conquistar novas terras e feitos.

Tanare (Ta-na-re): Maior e principal continente de Fankör, é o marco central da história do cenário, uma vez que a primeira Lótus de Sangue está bem no seu centro, e em torno dela foi iniciada a vida mortal.

Trio Tórrido: Três grandes generais gors que comandam a Incursão dos Nefastos.

Yr’okash (Ír-ô-ca-xi): Deus da Ambição, Tirania e Traição, O-Mortal-Que-Ascendeu não alça limites a suas objeções, e acima de qualquer outra criatura, seja ela mortal ou imortal, deseja tomar o trono do Panteão, e utiliza qualquer método disponível para conseguir se satisfazer.

Um comentário:

Bem vindo ao mundo de Fankör! Deixe sua mensagem para os anciões!